Artigos/Estudos

The Journal of Supercritical Fluids, Understanding biomass fractionation in subcritical & supercritical water

admin 18 de setembro de 2019

Pesquisadores da Universidade de Valladolid (Espanha) preparam esta revisão que mostra o potencial de uso das tecnologias de água sub- e supercrítica para hidrolisar matérias-primas lignocelulósicas e obter açúcares de 5 (C5) e 6 carbonos (C6). Estes açúcares são tidos como blocos de construção

Food and Bioproducts Processing,

admin 18 de setembro de 2019

Pesquisadores das Universidades Federais de Santa Maria (RS) e São Carlos (SP) e Universidade de Campinas (SP) estudaram como as tecnologias de extração supercrítica e extração com solvente a baixa pressão, utilizando-se CO2 e etanol, respectivamente, podem ser utilizadas de modo integrado e produzir tocotrienóis (classe da vitamina E)

Perspectivas em biorrefinarias integradas de pequena escala usando CO² supercrítico como solvente verde

admin 2 de setembro de 2019

Esta revisão visa fornecer algumas perspectivas sobre as aplicações de técnicas integradas de biorrefino de matrizes vegetais em produtos comercializáveis, usando dióxido de carbono supercrítico como solvente verde.

Conheça nossos estudos em andamento:

Antissolvente Supercrítico – SAS

Na BioativosGroup® são realizadas pesquisas pioneiras com a tecnologia Antissolvente Supercrítico (SAS). Quando o produto é solúvel em solventes verdes como a água e o etanol é possível usar o SAS para “secar” os solventes e obter os produtos naturais sem degradação térmica (substitui a evaporação rotativa). Outras aplicações avaliadas são a micronização, a microencapsulação e a nanoencapsulação de bioativos naturais.

Extração de Emulsões com Fluído Supercrítico– SFEE

O processo de Extração de Emulsões com Fluído Supercrítico (SFEE) está sendo estudado pela nossa equipe para produzir soluções micelares muito pequenas e altamente homogêneas a partir de compostos naturais. Para tal, são usadas as propriedades únicas do CO2 para obter a solução micelar rica no produto de alto valor agregado.

Hidrólise por água sub/supercrítica – SW-H

A hidrólise por água/supercrítica (SW-H) é estudada para substituir as hidrólises alcalina, ácida e por atividade enzimática. Na BioativosGroup®, esta tecnologia está sendo pioneiramente estudada em fluxo contínuo e semi-contínuo, visando o simples fracionamento das matérias-primas não alimentares e subprodutos dos processos da empresa, o que permite a produção de novos bioprodutos e dos tão desejados building blocks.

Extração de ingredientes de algas

As tecnologias de fluídos pressurizados subcríticos e supercríticos são utilizadas de modo integrado e em um contexto de biorrefinaria avançada. Desta forma, conseguimos otimizar processos e aproveitar todo potencial destas tecnologias para obter diferentes bioprodutos clean label a partir de microalgas e macroalgas.