Quem Somos

Somos a primeira empresa brasileira a integrar as tecnologias de fluídos pressurizados sub e supercríticos para utilizar no segmento de Biorrefinamento 360° de biomassas na América Latina.

Nossa História

A partir de pesquisas científicas no Instituto de Química da USP, Leonardo Zambotti Villela (link bio) e Luiz Fernando Mendes (link bio) têm a ideia de constituir uma empresa inovadora no Brasil. Nasce a Bioativos.

* Início do desenvolvimento de meios de cultivo inovadores e de baixo custo para produção de biomassas de microalgas em escala comercial e extração de bioprodutos de alto valor agregado.

* Após passar por um rigoroso processo seletivo, a empresa é incubada no Cietec/Usp/Ipen.

Levantando voo. O pioneirismo no desenvolvimento de processos e soluções começa a ser reconhecido pelas agências de fomento (FAPESP, FINEP, CNPq e SENAI) e a Bioativos conquista os selos de ineditismo.

* Desenvolvimento de processos inovadores para o aproveitamento integral de biomassas de forma economicamente mais viável” é um tópico separado

* Participação no 1º Seminário das RedesFito: Inovação e Biodiversidade na Perspectiva da Sustentabilidade.

* Criação de equipamentos flexíveis e inovadores para extração de nutrientes de algas e processamento biomassas de forma limpa e sustentável. Desenvolvimento de processos inovadores para o aproveitamento integral de biomassas de forma economicamente mais viável.

* Somando forças. Doutora Maria Ângela A. Meireles Petenate (link bio) torna-se sócia para atuar na área de inovação incremental e disruptiva da empresa.

* O ineditismo na produção de processos que atendem às exigências da nova Bioeconomia começa a chamar atenção de gigantes do mercado.

* A empresa recebe o prêmio ABDI para desenvolver um projeto inovador em parceria com a Natura.

* Empresa é reconhecida pela ONU e convidada a apresentar suas inovações no “Advancing Entrepreneurship and Start-up Initiatives for Sustainable Chemistry: Learning from Case Studies”, em Berlim.

* Graduada, a Bioativos muda-se para o Techno Park Campinas, onde começa a evoluir nas pesquisas científicas próprias, prestação de serviços relacionados ao desenvolvimento de novos processos para clientes estratégicos, além da venda de equipamentos de extração supercrítica, construídos a partir do próprio know-how.

* Empresa é pioneira na integração das tecnologias verdes de fluídos pressurizados sub e supercríticos, no contexto de mini-biorrefinarias 360°, para produzir bioprodutos de valor agregado que atendam às exigências da Nova Bioeconomia.

De casa nova. Com a perspectiva de crescimento e ganho de mercado, a empresa muda-se para Santana de Parnaíba. Local com uma a área de 1000m2.

Equipe

Dr. Luiz Fernando Mendes
Sócio Fundador e Diretor

Graduação em Química
Ph.D Química Analítica
Pós-doutorado em Bioquímica
Universidade de São Paulo
Instituto de Química – IQUSP

Dr. Leonardo Zambotti Villela
Sócio Fundador e Diretor

Graduação em Biomedicina
Ph.D Bioquímica
Universidade de São Paulo
Instituto de Química – IQUSP

Dra. M. Angela A. Meireles
Sócia e Diretora
de Projetos Inovadores

Graduação em Engenharia de Alimentos
MSc. Engenharia de Alimentos
Ph.D Engenharia Química
FEA Unicamp
Iowa State University

Premiações e reconhecimentos

A qualidade nos processos da Bioativos vem sendo reconhecida nacional e internacionalmente. Estas conquistas nos orgulham, aumentam responsabilidade, mas também fazem crescer a vontade de seguir inovando a cada dia.

Patentes

Todos os processos da Bioativos estão sob sigilo industrial. Contudo, alguns produtos e processos, desenvolvidos durante as pesquisas financiadas pela FAPESP, serão submetidos à avaliação da Agência de Inovação INOVA UNICAMP.

Causas
e compromissos

A Bioativos tem a missão de garantir o fornecimento de insumos renováveis aos seus clientes de diferentes setores industriais que almejem atender às demandas da Nova Bioeconomia Mundial. A visão da empresa é alcançar uma participação majoritária no mercado de fornecimento de bioprodutos e “building blocks” sustentáveis da América Latina e ser reconhecida por seus processos e tecnologias inovadores e responsabilidade eco/social.

Valores

Inovar e transformar com respeito, integridade de intenções e compliance.

POLÍTICA
DE INTEGRIDADE

100% verde e ambientalmente amigável.

A Bioativos contribui com a preservação do meio ambiente, sociedade e governo fornecendo produtos de altíssima qualidade às indústrias (farmacêuticas, cosmecêuticas e alimentícias), para que estas possam trabalhar com mercadorias seguras às saúdes humana e animal, por meio de processos com tecnologias de fluidos pressurizados sub e supercríticos autorizados e assegurados pelo GRAS (Generally Recognized as Safe), órgão regulatório internacional. Além disso, a Bioativos contribui com a formação e treinamento de mão-de-obra qualificada, fornecendo aos seus funcionários treinamentos e oportunidades de conhecimentos específicos na área científica.